-
Arquitetos: Dark Arkitekter, Zinc interior architects
- Área: 83400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hufton+Crow
-
Fabricantes: Alucobond, GLASSBEL
Fornebuporten é um dos conjuntos de escritório e residências que, durante as últimas décadas, aparecem sobre o que foi antigamente o aeroporto de Oslo. O local, na entrada da península de Fornebu, é uma porta de entrada a este novo bairro emergente.
Dois volumes confinam uma praça pública cujo elemento central é um átrio rebaixado. Aqui, uma variedade de programas de comércio está disponível não só para as 3000 pessoas que trabalham em Fornebuporten mas também para todos aqueles que passam pelo local e utilizarão diariamente a futura estação de metrô. A massa construída que rodeia o átrio conecta os dois edifícios em nível subterrâneo. Aqui é onde algumas funções comuns se encontram, como o estacionamento de carros e bicicletas, vestiários, cozinha e instalações técnicas.
Os dois edifícios idênticos orientados em direção ao átrio central em lados opostos, são compostos por cinco volumes com a mesma largura mas com diferentes alturas apoiados em um embasamento de vidro. Isso gera a impressão de que estão flutuando sobre a praça devido ao contraste da leveza da base com a robustez dos volumes de escritório.
Estes volumes estão em balanço para o exterior alternadamente para leste e oeste, otimizando, assim, a entrada de luz natural em seus interiores. Maximizar as áreas iluminadas permite aumentar a densidade do edifício. Cada pavimento prevê abrigar entre 250 e 300 espaços de trabalho permanentes.
Desenhando referências visuais da indústria de alto mar, os vãos de 20 metros descansam sobre um núcleo central que se assemelha a uma plataforma petrolífera. Esta semelhança indica simbolicamente a ambição por trás do projeto: Fornebuporten deve ser um imã para as empresas relacionadas ao petróleo e sua exploração no oceano.
O térreo foi projetado para ser um espaço acolhedor e transparente, com uma parede contínua de piso a teto. Os volumes de escritório parecem flutuar sobre o pavimento público inferior e seus restaurantes, cafeterias e praças de alimentação. A parte inferior dos volumes "flutuantes" é um divertido revestimento xadrez, resultado da aplicação das fachadas dos edifícios por baixo dos vãos.
Fornebuporten coloca-se de forma estratégica ao redor da futura estação de metrô. Isso estimula uma forma de deslocamento ecologicamente consciente, uma prioridade da esfera pública norueguesa e da sociedade em geral. Estar aberto ao público é também um aspecto fundamental do complexo.
Uma grande parte do projeto está aberta ao espaço público: a praça povoada por esculturas, jardins e mobiliário urbano; os acolhedores cafés, padarias e restaurantes no térreo transparente, ou ainda os espaços de comércio e o ginásio ao redor do átrio central.
Esta abertura rompe com uma definição tradicional do edifício de escritórios por meio da criação de uma sinergia entre a cidade e o conjunto. Contribuindo para o estabelecimento de Fornebu como um bairro da cidade, com novos espaços públicos e instalações, melhora-se a qualidade de vida dos habitantes e permite-se que as pessoas que trabalham diariamente em Fornebuporten integrem-se à cidade.